Independentemente da finalidade, investir ou realizar o sonho de construir, comprar um terreno é algo que deve ser feito com muita cautela, e como passo inicial e preciso que esteja alinhando todos os objetivos dessa compra, para que seja a melhor escolha. O claro objetivo da posse daquele bem, o que se encaixa melhor ao se concretizar o que foi planejado, considerar localização, metragem ideal e tipo de construção que se deseja fazer. Finalizado esse primeiro passo é hora de partir para os próximos.
O segundo passo para comprar de um lote é algo mais teórico e burocrático, mas deve ser realizado com igual grau de importância, em relação aos demais passos, afinal trata-se de toda a parte de documentação daquele terreno. É necessário que se leve em consideração todos os pontos pertinentes a esse assunto, verificando IPTU e se resguardando de possíveis débitos não informados, matrícula evitando possíveis golpes de falsos vendedores, aqueles que não são realmente donos ou que não possuem autorização para a negociação, além de processos judiciais que podem envolver o imóvel e possíveis débitos tributários além de IPTU.
A partir disso, é possível iniciar com tranquilidade o terceiro passo, os tipos de financiamento disponíveis e possíveis no mercado financeiro. Verificar taxa de juros, correção ao longo do tempo, prazo, melhores condições, são os principais pontos a serem considerados, levando em conta também a possibilidade de realizar esse processo diretamente com a responsável pelo loteamento, se for o caso, e o cuidado, pontos a serem considerados devem ser os mesmos tomados no caso de um processo feito por uma grande instituição financeira.
Este quarto passo, apenas deve ser considerado, caso a intenção do comprador seja iniciar uma construção, seja adquirir o terreno com intenção de construir. Para esses casos, hoje o mercado oferece uma modalidade considerada ideal e muito atrativa para esses clientes, trata-se da Aquisição e Construção, possibilitando um financiamento que inclui não só a compra do terreno, mas juntamente com essa aquisição a construção planejada. Dessa forma é possível que se realize dois sonhos de uma só vez.
Por fim, o último passo, aquele que ocorre após se obter o lote, porém é necessário que se tenha ciência desde o início do processo para um bom planejamento. Trata-se dos gastos pós aquisição, como taxas, impostos, registro, escritura, além de taxas relacionadas a cartório e a manutenção do bem adquirido. Todas as etapas concluídas, é hora de realizar mais um sonho.